SEM GLUTEN SEM LEITE SEM SOJA

Torta de limão

19 de fevereiro de 2015
torta-de-limao

Certo dia vi a Júlia olhar para uma torta de limão fixamente…. e ela me perguntou do que era feito.

Ela, fã desses sabores azedinhos, ficou maluca com a ideia e me pediu para “por favor” desenvolver uma receita de torta de limão que ela pudesse comer o quanto quisesse. Primeiro o meu coração se partiu em mil pedaços, mas cinco segundos depois ele já estava montando novamente e a cabeça pensando num modo de fazer aquilo. Pesquisei, pesquisei, pensei vários dias….. e quando tinha a ideia toda montada fui fazer. Enquanto ela não estava em casa, já que queria fazer uma surpresa.

O resultado? Olhos iluminados de alegria…. O sabor? Não deixa nadinha a desejar da receita tradicional. A torta evaporou!!

Segue a receita da nossa torta de limão sem leite, sem glúten e sem soja.

 

Ingredientes:
(medidas para uma fôrma de torta de 20cm de diâmetro)

Massa:
– 120g de farinha preparada sem glúten;
– 1/3 colher de chá de farinha de linhaça moída;
– 64g de gordura vegetal cortada em cubos pequenos;
– 1 1/4 colher de sopa de açúcar cristal.

 

Creme de limão:
– 100ml de leite de arroz;
– 100ml de creme de arroz;
– 4 colheres rasas de  de açúcar;
– 1 1/2 colheres rasas de sopa de amido de milho;
– 1/4 xícara de suco de limão (cerca de 1 unidade).

 

Merengue:
– 2 claras;
– 2/3 xícara de açúcar;
– Raspas do limão usado no creme para decorar (retire as raspas antes do suco e reserve)

 

 

Modo de preparo:

Massa:
Em uma tigela, misture a farinha, a linhaça e o açúcar. Acrescente a gordura vegetal e amasse com as mãos até virar uma massa homogênea; porém um pouco quebradiça.
Divida a massa em duas partes e coloque entre dois pedaços de filme plástico e abra com a ajuda de um rolo até a espessura de cerca de 3 milímetros.
Forre a fôrma com a massa aberta e complete todos os cantinhos. Asse em forno médio por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, faça o creme e o merengue.

 

Creme de limão:
Em uma panela, misture o creme de arroz, o leite de arroz  e o açúcar e deixe ferver por cerca de 5 minutos (use uma panela funda, e mexa sempre, pois o creme depois de ferver tende a subir). Em um copo separado, dissolva o amido de milho em uma parte da mistura fervida e quando estiver bem dissolvido devolva à panela, mexendo sempre. Depois de engrossar deixe ferver por mais 5 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e misture o suco de limão. Deixe esfriar.

Merengue:
Em uma panela, leve ao fogo muito baixo as claras e o açúcar. Não pare de mexer e não deixe a clara começar a cozinhar: o objetivo é dissolver o açúcar na clara. Pode tirar a panela do fogo de vez em quando para evitar que a clara cozinhe. Quando o açúcar estiver dissolvido na clara, leve à batedeira e bata em velocidade média a alta até dobrar de volume e adquirir consistência e cor branca.

 

 

Montagem:
Em cima da massa da torta, coloque o creme de limão e, por cima, o merengue, e decore como desejar. Leve ao forno baixo (200 graus) até o merengue dourar (cerca de 10 minutos).
Coloque raspas de limão para decorar e deixe esfriar bem antes de ir à geladeira.
Deixe na geladeira por cerca de duas horas e sirva.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply