SEM GLUTEN SEM LEITE SEM OVO SEM SOJA VEGETARIANO

Sopa de Ervilha com Pipoca de Quinoa

28 de maio de 2015

Não tem jeito, né…. esfriou, e parece que o corpo pede uma sopinha reconfortante. A sopa de ervilha é um clássico, bem fácil de fazer, geralmente feita com paio ou Bacon.  Mas aqui quisemos dar uma cara diferente… manter a pegada do conforto, dar um UP nas texturas e manter a sopa vegana. Ficou uma delícia.

 

Ingredientes:

– 250g de ervilhas (dessas que a gente compra em pacote, como o feijão);

– Água quanto baste para cobrir as ervilhas na panela, dois dedos acima;

– 1 cebola roxa pequena picada finamente;

– 2 dentes de alho amassados;

– 2 colheres e meia de sopa de óleo de milho ou canola;

– Sal e pimenta a gosto;

– 1 colher de sopa de quinoa em grãos  (na foto utilizei a vermelha).

 

 

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, cozinhe as ervilhas por cerca de 30 minutos após a panela pegar pressão. Bata ligeiramente no liquidificador. O resultado será um caldo grosso.

Em uma panela, coloque a cebola roxa e duas colheres de sopa de óleo e refogue a cebola até ela começar a ficar transparente. Acrescente o alho e refogue ligeiramente. Junte ao refogado o caldo de ervilhas, acerte sal e pimenta e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

 

Para a pipoca de quinoa  (sim, ela estoura!), coloque em uma panela pequena meia colher de sopa de óleo e a quinoa. Tampe bem. Ela vai começar a estourar. Faça como se estivesse fazendo pipoca de milho: dê uma sacudida na panela de vez em quando, para não queimar os grãos. Desligue o fogo quando os grãos pararem de estourar. Eles não ficam com a aparência da pipoca, mas ficam bem crocantes!

 

Para montar o prato: Coloque a sopa, e alguns grãos da quinoa por cima. Saboreie!!!

 

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply