NA MÍDIA

Simpósio discute alergia alimentar

31 de julho de 2015

Foto: Guilherme Baffi/Diário da Região

 

O Sabor Sem Limite e o 1º Simpósio sobre Alergias e Intolerâncias Alimentares, do dia 1 de agosto de 2015, em São José do Rio Preto/SP, foram notícia no Diário da Região em 31/07/2015, nas versões online e impressa.

Confira abaixo a reportagem na íntegra, ou clique aqui para conferir no site do Diário da Região.

 

 

Simpósio discute alergia alimentar

Graziela Delalibera

Rio Preto recebe amanhã, às 15 horas, o 1º Simpósio sobre Alergias e Intolerâncias Alimentares, no salão nobre da Acirp (rua Silva Jardim, 3.099). O objetivo do evento é levar informação de qualidade àqueles que possuem ou convivem com alguém que possua restrições alimentares, além de promover a integração e o debate sobre o tema.

O simpósio terá como palestrante a nutricionista Renata Pinotti, especializada em alergia alimentar, autora do livro “Guia do bebê e da criança com alergia ao leite de vaca”. Depois da palestra, haverá um bate-papo para trocar ideias e tirar dúvidas.

O evento é promovido pelo site Sabor Sem Limite – que reúne artigos de especialistas, receitas e dicas voltadas a quem tem restrição alimentar, seja por alergia, intolerância ou dieta. O site foi criado pela bancária Bárbara Sousa de Oliveira, em parceria com a prima Dani Oliveira, e contém mais de cem receitas sem leite, sem glúten, sem ovo, sem soja e vegetarianas.

O projeto nasceu a partir da própria experiência de Bárbara, que depois do nascimento das filhas começou a fazer pesquisas e experimentos para criar receitas sem produtos alergênicos, que fossem ao mesmo tempo seguras e saborosas para as pequenas – Júlia, de 5 anos, tem alergia à proteína do leite de vaca (APLV), e Luísa, de 3, é alérgica à proteína do leite de vaca e à soja.

“O alimento está relacionado a momentos de compartilhamento, a eventos sociais. Então, num primeiro momento, você se sente isolado, acha que não existe uma comida boa sem o leite, por exemplo. No começo é difícil, mas decidi virar o jogo – não precisa ser um problema, não precisa estar condenado à tristeza e ao isolamento. E em tudo o que a gente se propõe a fazer, quer levar essa mensagem”, fala a bancária, que com o projeto ajudou outras famílias que passam pela mesma situação.

Ela diz que as receitas que compartilha no site são resultado de um trabalho de pesquisa intenso, tanto na internet como em livros, e muita tentativa e erro. A ideia é promover outras edições do simpósio, inclusive em mais cidades. São parceiros no evento a Belly Gourmet, SOS Alergia, San Luna’s, Alergo Shop e SerArt.

Em Rio Preto, já se encontram estabelecimentos focados em alimentação com segurança para pessoas com restrição alimentar. Entre eles, estão o Belly Gourmet – Espaço Glúten Free, com uma série de produtos sem lactose, ovo ou soja, e o Dani Gourmet, que também produz uma variedade de itens, incluindo pães e bolos.

Mais informações sobre o simpósio estão no site simposioriopreto.saborsemlimite.com.br e pelo telefone (17) 98137-3990. Os ingressos estão à venda no site, e também serão vendidos no local do evento. O valor é R$ 30.

Serviço:

1º Simpósio sobre Alergias e Intolerâncias Alimentares, amanhã, às 15 horas, no salão nobre da Acirp, na rua Silva Jardim, 3.099. Ingresso: R$ 30. Pontos de venda: Belly Gourmet (rua Imperial, 388, salas 1 e 2); Alergoshop (shopping Iguatemi, piso térreo); SOS Alergia (rua Independência, 3.000, loja 5); site simposioriopreto.saborsemlimite.com.br, e no local

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply