SEM GLUTEN SEM LEITE SEM OVO SEM SOJA VEGETARIANO

Risoto de tomates e páprica

28 de julho de 2015

Risotos são sempre ótimas opções de refeições, está tudo ali em uma panela! Gosto de utilizar o arroz arbóreo integral pela textura final, acho que fica mais interessante no mastigar. Ele é totalmente vegano e muito cheio de sabor, mostrando que não, não precisamos de leite e derivados para dar uma textura cremosa, e nem de carne pra dar sabor a mais! Uma delícia. Vai muito bem pra um jantar a dois ou beber um vinho acompanhado de amigos especiais.

Confira!

 

Ingredientes:

Para o caldo de legumes:

– Casca de duas cenouras grandes (Não precisa mais jogar a casca da cenoura fora! 😉 );

– 1 ramo de alecrim fresco;

– 1/2 cebola grande sem a casca;

– 1 colher de chá de sal;

– 1 litro de água.

 

Para o restante do risoto:

– 1/2 cebola grande cortada em rodelas;

– 2 tomates grandes, sem pele e sementes;

– 2 dentes de alho amassados;

– 3 colheres de sopa de azeite;

– 1 1/2 xícara de arroz arbóreo integral;

– 1 xícara de cachaça de boa qualidade;

– 3/4 colher de chá de páprica picante;

– 1/2 xícara de cebolinha fresca picada.

 

Modo de preparo:

Vamos começar pelo caldo de legumes: em uma panela, coloque a água, as cascas de cenoura, a metade de cebola inteira, o alecrim e o sal. Deixe ferver, com a panela tampada, por cerca de 20 minutos. Simples, não? Esse caldo vai ser a base do nosso risoto. Mantenha-o quente, para utilização no preparo.

Preparando o risoto: Em outra panela, fogo médio, refogue as rodelas de cebola no azeite até que fiquem transparentes e macias. Acrescente o alho e refogue mais um pouco. Acrescente o arroz e refogue por cerca de três minutos. Acrescente os tomates, a cachaça, e complete com caldo de legumes até cobrir o arroz.

Vá conferindo o cozimento do arroz, mexendo de vez em quando e acrescentando o caldo de legumes aos poucos. Quando o arroz estiver tenro e cremoso, com pouco líquido, acrescente a páprica picante e misture bem. Deixe cozinhar por mais uns 3 minutos. Desligue o fogo e coloque a cebolinha fresca, incorporando-a ao risoto.

Sirva quente.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply