SEM GLUTEN SEM LEITE SEM OVO SEM SOJA VEGETARIANO

Quibe de grão de bico

23 de fevereiro de 2016

Esta receita de quibe de grão de bico sem glúten, sem leite, sem ovo, sem soja e vegano, agrada até os carnívoros mais exigentes. Fica muito delicioso, e pode servir tanto para um lanche como para uma refeição, é bem versátil.

 

Ingredientes:

  • 3 ½ xícaras (600g) de grão-de-bico cozido;
  • 450ml da água do cozimento do grão-de-bico;
  • ½ colher de café (1g) de goma xantana;
  • 1 cebola (150g) picada;
  • 12 colheres de sopa (140g) de azeite;
  • 3 xícaras (180g) de farinha de mandioca flocada;
  • 3 colheres de chá (15g) de sal
  • Hortelã fresco picadinho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

 

Preparo:

Leve a água do cozimento do grão-de-bico ao fogo, até reduzir o volume para 2/3 (300ml). Deixe esfriar. Reserve.

Coloque no processador o grão-de-bico cozido até triturar levemente, ou amasse-os com a ajuda de um garfo A intenção é deixar alguns pedaços, cuidado para não transformá-lo em pasta, ok? :-).

Em uma panela, refogue a cebola junto com 3 colheres de sopa de azeite, até a cebola ficar transparente. Acrescente o grão-de-bico triturado e misture para incorporar os sabores.

Com a ajuda de um batedor de claras ou batedeira, bata a água do cozimento do grão-de-bico após redução, junto com a goma xantana, até ficar com aspecto de clara em neve (se você ainda não tentou, pode acreditar, funciona mesmo!)

Em uma tigela, misture o grão-de-bico refogado, a farinha de mandioca flocada e a clara em neve água do grão-de-bico com a ajuda de uma espátula. Depois, acrescente 8 colheres de sopa de azeite, o sal, a hortelã fresca e a pimenta. Misture bem, e delicadamente.

Coloque em uma assadeira untada com o azeite restante e leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus, por 15 minutos, ou até dourar levemente por cima.

 

Esta receita rende cerca de 12 porções de 80 gramas. Segue abaixo a tabela nutricional:

 

tabela quibe grao-de-bico

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply