DICAS SEM GLUTEN

Provamos a cerveja sem glúten Capitu Diadorim

26 de dezembro de 2016
capitu2

Descobrimos a cerveja Capitu Diadorim nas redes sociais e entramos em contato com a cervejaria pra conhecer e contar pra vocês, afinal não é todo dia que a gente encontra uma cerveja artesanal sem glúten.

Encontramos uma cerveja com o sabor do malte presente; porém suave, agradável e aveludada. Refrescante e leve. Uma delícia. Apaixonei!

Entrevistamos o cara por trás da Cerveja Capitu, Frederico Ming, para entender melhor como funciona o processo de fabricação de uma cerveja artesanal, suas inspirações, e o controle para assegurar a fabricação de uma cerveja sem glúten segura. Confira!

 

Como surgiu o interesse em fabricar cerveja artesanal?

Há 7 anos tomamos contato com a cerveja artesanal e caseira em Berlim, durante uma viagem em que Frederico Ming estava visitando amigos.
Descobrimos que era mais do que possível fazer cervejas de qualidade artesanalmente, e mais que isso , ela poderia ter qualidades alimentares muito interessantes, poderia ser feita sem conservantes, estabilizantes e antioxidantes largamente encontrados na cerveja industrializada de massa.
Começamos a nos inteirar da técnica e estilos de cervejas, muito saborosos e diferentes das cervejas normais vendidas no Brasil, e iniciamos nossas pesquisas e receitas caseiras. Nos envolvemos com o movimento de cerveja caseira nascente no Brasil, sempre prezando a generosidade nos ingredientes e cuidados com a qualidade e inventividade nas receitas. De lá para cá, nossas receitas foram sempre muito apreciadas, e foi natural em certo momento migrarmos para a produção artesanal a fim de comercializar e distribuir nossas cervejas.

Por que fabricar uma cerveja sem glúten?

A cerveja Capitu produz diversos sabores e tipos de cerveja. Pessoas próximas, amigos e parentes amantes da cerveja artesanal sempre nos pediam para desenvolvermos uma cerveja sem glúten que fosse saborosa como nossas cervejas tradicionais.

Minha mãe era uma delas. Acostumada a acompanhar as nossas criações, de uns tempos para cá se descobriu sensível ao glúten, cuja ingestão piora em muito o seu quadro de artrite reumatóide. Com esse fato novo, ela não podia mais acompanhar nossas criações. Outras pessoas também nos traziam essa demanda. São pessoas curtem produtos diferenciados mas têm que conviver com a realidade de não encontrarem muitas opções  Sem Glúten, e frequentemente os alimentos disponíveis são carentes de sabores e qualidade.

Enquanto algumas pessoas já manifestavam o desejo de tomar uma Capitu sem glúten, apareceu a Elen Nogueira Lima na nossa vida. Enquanto profissional desenvolvedora de produtos saudáveis e sem glúten na empresa Better Food For You, ela acompanhava de perto a cena da cerveja artesanal se desenrolando, e por algumas coincidências do destino, veio bater à nossa porta com proposta de parceria para desenvolver uma de nossas cervejas sem glúten.

Junto com Marcelo Holl Cury, sócio da Cerveja Capitu, fomos nos debruçando mais intensamente sobre o assunto, aceitamos o desafio que nos era proposto, e começamos a projetar nossa cerveja.

Foi com a presença dela que começamos a nos mover e pesquisar juntos a tecnologia para uma cerveja sem glúten e segura para celíacos. Com todo o rigor alimentar de uma celíaca, pesquisadora, toda a experiência e busca por cervejas com muito sabor e qualidade nutricional da Capitu, nascia o projeto de fazer a nossa cerveja estar disponível para mais pessoas, estender a todos o universo saboroso da cerveja artesanal.

Foram mais de dois anos de pesquisas, com vários lotes produzidos antes de colocarmos a cerveja no mercado, buscando qualidade nutricional, sabores e segurança glúten free.

capitu1

Essa é a Capitu Diadorim, sem glúten

Como é o processo de retirada do glúten da cerveja? Como é feito o controle para assegurar que não haja glúten na cerveja?

Existem basicamente dois tipos de cervejas Sem Glúten:

Um tipo que é uma variação da cerveja tradicional, onde ao invés de se utilizar maltes de cevada e outros grãos que contém glúten, são utilizados outros grãos, maltados ou não, que naturalmente não contém glúten.  Ao final temos uma “prima” da cerveja, com o sabor e características semelhantes, mas com diferenças de sabores palatáveis quando comparado às outras cervejas tradicionais que contém malte de cevada.

O outro tipo, ao qual pertence a Capitu Diadorim,  são as cervejas feitas com maltes de cevada e outros ingredientes tradicionais que contém glúten, sendo as proteínas alergênicas do glúten quebradas por ação de enzimas específicas produzindo uma bebida que mantém os sabores vivos  e inteiros, e ainda, livre de glúten.
Utilizamos a melhor ciência disponível para medir e monitorar o teor de glúten de nossos produtos. Isto significa testes freqüentes e abrangentes durante as nossas operações de fabricação e envase para que possamos, cuidadosamente, monitorar e controlar nossos processos.

Nossos exames são conduzidos por laboratórios independentes que atestaram que nossas cervejas são desprovidas de epítopos tóxicos conhecidos do glúten, utilizando  ensaios específicos para bebidas fermentadas.

Onde as pessoas podem adquirir a cerveja Capitu?

Existem as lojas físicas que a comercializam, e também alguns sites que a revendem.
Em nossa página do site ( www.cervejacapitu.com.br/cervejas/ ) temos as cervejas que produzimos explicadas, e também uma lista de sites que entregam em todo o Brasil, e  uma lista detalhando, trazendo referências em mapas dos pontos de venda em que as cervejas são comercializadas. Atualmente estamos Em São Paulo e algumas cidades do interior, em BH, e algumas cidades do Rio de Janeiro (capital) , Angra e outros.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply