SEM GLUTEN SEM LEITE SEM SOJA

Petit Gateau!!!

26 de junho de 2015

Ai gente…. que felicidade conseguir fazer essa receita!!! Estou transbordando!!
Minha sobrinha fez a versão clássica da receita na casa dela e mostrou a todos, ficou um capricho! e as minhas meninas viram e lançaram o desafio… e eu não sou de recusar um desafio desses… hehehehe….

Acredito que a maior dificuldade desse petit gateau sem leite e sem glúten é acertar o ponto do forno, para o bolinho ficar cremoso por dentro e assado por fora. Um pouco mais de cozimento e ele fica com a textura parecida com um brownie: super molhadinho por dentro.

Outro desafio que encontrei foi sobrar pra tirar foto… hehehehhe…. a turma comia, gente!!! Não conseguia tirar foto!!! Mas deu certo…. rendeu até vídeo!

Sem mais delongas…. vamos à receita. Baseada na receita clássica de Erick Jacquin.

 

Ingredientes, para 4 a 5 bolinhos (dependendo do tamanho da forminha):

– 1 ovo;
– 1 gema;
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
– 1 colher de sopa de farinha preparada sem glúten;
– 100g de chocolate fracionado orgânico (ou o de sua preferência, que você saiba que são livres de alérgenos que te fazem mal);
– 1 colher de sopa de óleo de coco.

 

Modo de preparo:

Deixe o forno aquecendo na temperatura máxima enquanto faz a massa.

Em uma tigela, coloque o ovo e a gema. Acrescente o açúcar mascavo e bata bem, até dissolver o açúcar. Acrescente a farinha preparada sem glúten e misture bem. Reserve.

Coloque em uma panela o chocolate fracionado e derreta-o em banho-maria. Acrescente o óleo de coco e incorpore-o ao chocolate. Junte a mistura de ovo, açúcar e farinha ao chocolate. Deixe a massa descansar por cerca de 20 minutos.

 

Coloque a massa em forminhas de silicone ou de alumínio (se for de alumínio, unte com óleo de coco), abaixe a temperatura do forno a 180 graus e asse por sete minutos.

 

Está pronto!!!

Sucesso total!!!

 

E como eu disse lá em cima… rendeu vídeo. Quer ver o passo a passo do modo de preparo? Aperta o play!

 

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply fabiana 30 de março de 2016 at 19:16

    será que consigo veganizar esta receita?? já tentou algo assim???

    • Reply Barbara 5 de abril de 2016 at 02:40

      Olá, Fabiana! Por aqui estamos em testes com linhaça e chia, mas ainda não chegamos a um resultado satisfatório. Caso você consiga, compartilhe conosco! Vamos amar saber! 🙂

    Leave a Reply