SEM GLUTEN SEM LEITE SEM OVO SEM SOJA VEGETARIANO

Pé de moleque

23 de junho de 2015

Pula fogueira, iaiá! o doce mais tradicional das festas juninas, em uma versão totalmente sem interferência de outros sabores: somente amendoim, açúcar demerara e água.

 

Ingredientes:

– 400g de amendoim cru sem pele;

– 350ml de água;

– 300, mais 3/4 de xícara, de açúcar demerara.

 

 

Modo de preparo:

Deixe 100g de amendoim cru de molho em água quente por cerca de 8 horas. Escorra o amendoim, coloque- no liquidificador ou processador de alimentos e bata com 100ml de água,  até virar um creme espesso. Vá acrescentando água e batendo, até triturar completamente. Não coe. Em uma panela, em fogo baixo, coloque esse leite vegetal e acrescente 3/4 de xícara de açúcar demerara. Mexa sem parar até o volume reduzir pela metade. Reserve 3/4 de xícara desse condensado vegetal de amendoim.

Em uma assadeira, leve ao forno pré aquecido a 180 graus o restante  dos amendoins, sacudindo de vez em quando, por cerca de 15 minutos.

Em uma panela, coloque os amendoins torrados com o restante do açúcar em fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar derreter e envolver os amendoins. Fique atento para não queimar.

Neste momento, ainda com o fogo baixo, acrescente o condensado de amendoim e mexa vigorosamente, até a mistura desgrudar do fundo da panela e ficar consistente, de modo a movimentar todo o conteúdo junto.

Desligue o fogo, deixe esfriar em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Depois de frio, corte como preferir.

Caso prefira o doce mais cremoso, com consistência desses de pegar com a colher, acrescente o dobro da quantidade de condensado vegetal de amendoim à panela.

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply