Gosto muito de milho, e estava querendo fazer um pão diferente. Um ingrediente comum nas nossas massas é a batata, seja em fécula ou a própria raiz, ralada (veja a receita do pão de ervas). A alergia à batata também ocorre, como no caso da filha da Andrelina, leitora do nosso site.
Então, a receita desse pão divinamente macio e saboroso não tem batata. Nem leite, nem soja, nem ovo, nem glúten. E com o sabor bem presente do milho.
No teste de qualidade aqui passou com louvor: quentinho, comemos com creme vegetal (que derreteu com capricho!!). No jantar, acompanhou a sopa (não é uma delícia comer sopa com pão?).
Enquanto não acabou, guardei em um saquinho plástico para manter sua umidade.
Acompanhe:
Ingredientes:
– 1 2/3 xícara (200g) de fubá;
– 1/2 xícara (80g) de polvilho doce;
– 1/4 xícara (34g) de amido de milho;
– 1 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo;
– 2 colheres de chá de sal;
– 3/4 colheres de sopa de fermento biológico seco;
– 1 1/2 colher de sopa de farinha de linhaça;
– 1/2 xícara de azeite extravirgem;
– 1 1/2 colher de sopa de cachaça de boa qualidade (pode ser substituído por vinagre);
– Aproximadamente 200 ml de água;
– 3/4 xícara de grãos de milho cozido.
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture o fubá, o polvilho, o amido de milho, a farinha de linhaça, o açúcar mascavo, o sal, o fermento, e misture muito bem.
Bata no liquidificador o milho, o azeite e a cachaça, por cerca de 5 minutos. Adicione à mistura de farinhas e mexa, com a ajuda de uma colher.
Acrescente metade da água. Na batedeira, bata na velocidade média por cerca de 5 minutos, acrescentando o restante da água aos poucos. A textura final deve ficar um pouco mais grossa que a de um bolo.
Cubra a tigela com um pano limpo e deixe descansar por cerca de 40 minutos a 1 hora (a massa deverá dobrar de volume).
Pré aqueça o forno a 220 graus.
Coloque a massa do pão em uma forma de bolo inglês, untada com azeite, e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito: ao espetá-lo na massa, este deverá sair limpo.
No Comments