SEM CATEGORIA

Palmitopiry (queijo cremoso de palmito)

15 de março de 2018

Essa receita vai dar aquele toque que faltava na sua pizza sem glúten, nos recheios dos salgadinhos, de tortas… onde a imaginação mandar. Um queijo vegetal cremoso versátil maravilhoso que vai ocupar um lugar especial no seu coração!

 

Ingredientes:

– ½ xícara de palmito de açaí natural;

– 2 xícaras de água;

– ½ dente de alho cortado finamente;

– 1 colher de sopa de azeite;

– 1 colher de sobremesa de suco de limão;

– 2 colheres de sopa de polvilho azedo;

– 1/2 colher de chá de sal.

 

Modo de preparo:

Em uma panela, em fogo baixo, doure o alho no azeite, refogue o palmito e acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar até o palmito ficar bem macio.

 

DICA: Poderá ser usado o palmito em conserva. Neste caso, reduza a quantidade de água pela metade. Acrescente o sal somente no final do processo de preparação, pois o palmito em conserva é salgado.

 

Leve o palmito refogado ao liquidificador juntamente com a água do cozimento (a quantidade de água deverá ser de uma xícara; caso não tenha água de cozimento suficiente complete com água morna), o sal, o suco de limão e o polvilho azedo. Bata bem até formar um líquido homogêneo.

Transfira o líquido a uma panela e leve-a em fogo baixo, mexendo sempre (de preferência com um batedor de claras ou uma espátula) por cerca de 3 minutos, até engrossar. Corrija o sal se necessário.

No Comments

Leave a Reply