SEM GLUTEN SEM LEITE SEM OVO SEM SOJA VEGETARIANO

Maionese vegana colorida

25 de agosto de 2015

Sou fã de maionese. Sua textura é capaz de mudar completamente a cara de um sanduíche ou ser a atração com aperitivos entre amigos. Mas aquela textura cremosa da maionese era bem difícil de reproduzir sem ovos.

ERA.

 

Essa receita é incrivelmente cremosa, e dá pra incrementar da maneira que quiser. Usamos espinafre nesta  (o que dá essa cor verde vibrante – além de deixá-la ainda mais nutritiva!), mas você pode optar por não utilizar ou substituir por outro vegetal cheio de cor (a exemplo da beterraba – que tal?)

 

Veja como é simples de fazer!

 

Ingredientes:

– 2 inhame médios inteiros e com casca;

– 1 dente de alho pequeno, amassado ou picado finamente;

– 1/2 xícara de folhas de espinafre;

– 4 colheres de sopa de azeite extravirgem;

– 1/4 xícara de água morna;

– Sal a gosto.

 

 

Modo de preparo:

Embrulhe os inhames em papel alumínio  (com a parte brilhante voltada para dentro) e asse-os em forno médio  (entre 220 e 250 graus) por cerca de 20 minutos.

Em uma frigideira, fogo baixo, coloque uma colher de azeite e o alho e refogue ligeiramente. Acrescente o espinafre, misture ao alho e deixe murchar.

 

Quando os inhames estiverem assados, corte-os ao meio e retire a polpa com a ajuda de uma colher. Coloque a polpa no liquidificador. Acrescente a água morna, o espinafre refogado, o restante do azeite, e bata até formar um creme. Acerte o sal e bata mais um pouco para incorporar.

 

Por que assar os inhames e não cozinhar em água? Gente… faz diferença na consistência final. O melhor resultado é com ele assado, sem a interferência da água no seu cozimento.

 

Com essa maionese pronta, arrase na criatividade. Você pode congelar o que sobrar (se quiser fazer uma quantidade maior).

 

Pronto! Conte-nos o que achou!

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply Camila 27 de fevereiro de 2017 at 00:32

    Uma pergunta… se cozinhar o inhame no vapor ao invés de mergulhado na água, dá certo? 🙂 Obrigada!

    • Reply Barbara 28 de fevereiro de 2017 at 23:12

      Olá, Camila!
      Sim, dá certo também!
      Depois venha nos contar o que achou, ok?

    Leave a Reply