SEM GLUTEN SEM LEITE SEM OVO SEM SOJA VEGETARIANO

Macarrão caseiro!!

15 de setembro de 2015

Você que acompanha nossa fanpage no Facebook sabe que estamos participando de um projeto super legal da loja virtual SanLuna’s: o Estreando na Cozinha, que propõe receitas sem glúten, sem leite, sem ovo e sem soja para alguns blogs: Menu Bacana, Sabor Sem Limite, Alergia Alimentar Sem Medo, Alergia Zero e Sabor Materno. A nós coube criar algo com a farinha especial sem glúten Rositos.

Deste desafio surgiu essa receita de macarrão caseiro, surpreendentemente parecida com um macarrão caseiro feito com os ingredientes que conhecemos (a receita original é à base de ovo e farinha de trigo). Cozinha super rápido e é uma delicinha!! Sabe amor?? Pois é, esse macarrão é puro amor!!

 

Segue a receita:

 

Ingredientes:
– 4 inhames pequenos inteiros e com casca;
– 1 xícara de farinha sem glúten Rositos (mais um pouco para polvilhar a massa e a bancada)
– 1/2 colher de chá de goma xantana;
– 10 colheres de sopa de água morna, aproximadamente.

 

Modo de preparo:
Embrulhe os inhames em papel alumínio, com a parte brilhante voltada pra dentro, e leve ao forno a 220 graus por cerca de 20 minutos. Após, corte os inhames ao meio e retire sua polpa com a ajuda de uma colher. Amasse-os.
Misture bem a farinha e a goma xantana e acrescente os inhames amassados. Misture com a ajuda das mãos.
Vá acrescentando a água aos poucos e misturando até formar uma massa lisa.

Polvilhe uma bancada com um pouco de farinha, coloque a massa, polvilhe mais um pouco de farinha por cima e abra a massa com a ajuda de um rolo, até a espessura desejada (entre 1 e 2 milímetros). É importante que tenha farinha embaixo e em cima da massa, pois ela pode grudar no rolo e quebrar.
Corte a massa com a ajuda de uma faca.

Cozinhe o macarrão em água fervente, com um pouco de óleo e uma pitada de sal, por cerca de 4 minutos. Escorra o macarrão. Sirva com o molho de sua preferência.

 

Viram como é fácil?

Nesta receita foi utilizada a farinha sem glúten da Rositos, que é feita à base de farinha de arroz e fécula de mandioca. A textura da massa ficou muito boa! Achei excelente para trabalhar, e o fato de não possuir amido de milho a torna uma excelente opção pra quem tem problemas com o glúten (ou trigo) e é alérgico à milho. Com certeza usarei muitas outras vezes.

A Sanluna’s é uma loja virtual de produtos para quem tem restrições alimentares e tem um cuidado todo especial em selecionar produtos seguros. Entrega em todo o Brasil.

Você pode encontrar a farinha da Rositos e diversos outros ingredientes no site: www.sanlunas.com.br

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply