DICAS SEM GLUTEN SEM LEITE SEM OVO SEM SOJA VEGETARIANO

Leites Vegetais

21 de setembro de 2014

Foto: Clodoaldo Minhaco

 

Olá!
Muitas pessoas tem me perguntado sobre os leites vegetais que temos utilizado em nossas receitas (amêndoas, avelã, arroz…): se quem é alérgico a leite pode, se compra em mercado, se dá pra fazer em casa, e por aí vai.

Bem, vamos às respostas.

Com relação à alergia, se você ou seu filho for alérgico à proteína do leite de vaca (APLV), ou intolerante à lactose (IL) então não pode ser consumido leite de origem animal e seus derivados (queijos, iogurtes, cremes…). Geralmente os substitutos para receitas são os leites vegetais – caso não se tenha alguma outra restrição nesse sentido. Por exemplo, uma pessoa que tenha problemas com glúten não poderá tomar qualquer leite de aveia. Lembrando sempre que os leites vegetais não são substitutos para as fórmulas especiais infantis; são utilizados somente em preparações culinárias.

Sim, dá para encontrar à venda nos mercados boas marcas de leites vegetais, orgânicos inclusive. Porém o preço não é tão acessível (um litro pode chegar a custar quinze reais). Mas certamente quebra um super galho se você tem de vez em quando na despensa.

E a resposta da última pergunta é: SIM!! Dá pra fazer seu leite vegetal em casa!!

Vamos postar aqui então algumas receitas de leites vegetais para usar nas suas aventuras culinárias e até mesmo pra tomar com seu cafezinho!!

 

Leite de amêndoas (o meu preferido pra acompanhar o café)
– 100g de amêndoas;
– 4 xícaras de água;
– 1 pitada de sal (opcional, mas ajuda a acentuar o sabor das amêndoas)

Deixe as amêndoas de molho em uma xícara de água por no mínimo oito horas. Escorra as amêndoas. Coloque no liquidificador as amêndoas, 3 xícaras de água e o sal e triture bem, por cerca de 3 minutos. Coe quatro vezes em uma peneira fina ou um saco de pano, separado somente para essa finalidade. Guarde em geladeira em um recipiente fechado por até 4 dias.

 

Leite de arroz (pode ser feito com o arroz branco ou integral e tem o sabor bem neutro, sendo excelente pras receitas salgadas)
– 1 xícara de arroz lavado e escorrido;
– 2 xícaras de água.

Deixe o arroz de molho na água por no mínimo seis horas. Coloque o arroz e a água que ele ficou de molho no numa panela e deixe aquecer, sem levantar fervura. Em seguida, leve ao liquidificador e bata por cerca de 2 minutos. Coe quatro vezes em uma peneira fina ou um saco de pano, separado somente para essa finalidade. Deixe esfriar e guarde em geladeira em um recipiente fechado por no máximo 4 dias.

 

Leite de avelãs (que tal com chocolate??)
– 1 xícara de avelãs;
– 4 xicaras de água.

Deixe as avelãs de molho em 1 1/2 xícara de água por no mínimo 8 horas. Escorra as avelãs.
Coloque no liquidificador as avelãs hidratadas com 2 1/2 xícaras de água e bata por cerca de 3 minutos. Coe quatro vezes em uma peneira fina ou um saco de pano, separado somente para essa finalidade. Guarde em geladeira em um recipiente fechado por até 4 dias.

 

Cada um tem uma característica de sabor e dá pra variar bastante nos usos. Com relação ao leite de arroz, dá até pra acrescentar uma essência de baunilha (meia fava de baunilha fica melhor ainda) no preparo, dependendo do uso que vai fazer dele.

Divirta-se!!

You Might Also Like

3 Comentários

  • Reply Sabor sem limite | Cupcake com creme de baunilha 14 de outubro de 2014 at 21:48

    […] de açúcar; – 2 1/2 colheres de sopa de farinha de linhaça; – 1 xícara de leite de coco (ou o leite vegetal de sua preferência); – 1/2 xícara de óleo de milho ou canola; – 1 colher de sobremesa de […]

  • Reply Sabor sem limite | Brigadeiro de enrolar 17 de outubro de 2014 at 00:30

    […] – 2 1/2 xícaras de leite de amêndoas; – 3/4 xícara de açúcar; – 2 colheres de cacau em pó sem leite; – Óleo de milho para untar o […]

  • Reply Leites Vegetais #2 – Aprenda a fazer leite de inhame, nozes e gergelim – Sabor Sem Limite 17 de fevereiro de 2016 at 14:35

    […] trouxemos no site como fazer leite vegetal de arroz, amêndoas e avelãs e dicas de uso (clique aqui para rever esse post). Agora vamos falar sobre três outras possibilidades: leite de inhame, de nozes e de […]

  • Leave a Reply