SEM GLUTEN SEM LEITE SEM OVO SEM SOJA VEGETARIANO

Hambúrguer de grão-de-bico

19 de março de 2015

Há tempos estou querendo fazer um hambúrguer vegano bacana, e algumas tentativas foram bem frustrantes, rsrs. Me deparei com a receita do restaurante Josephine Bistrô, de São Paulo, feito para um festival de hambúrgueres vegetarianos.  Fiz algumas modificações (com os ingredientes que eu tinha em casa) e ajustei quantidades para ficar com uma consistência que me agradasse.
Quando consegui a tal consistência e fiz aqui em casa, a galera super aprovou. Fica realmente uma delícia, e como vocês bem sabem, tem aquela parte muitíssimo importante: dá pra modelar e CON-GE-LAR.
Eis a receita:

 

Ingredientes:
– 1 xícara de grão-de-bico cozido e escorrido;
– 1/2 cebola roxa picadinha;
– 3 colheres de sopa de cebolinha picada;
– 1/2 colher de chá de sal;
– Pimenta a gosto;
– 2 1/2 colher de sopa de farinha de arroz;
– 4 colheres de sopa de azeite extravirgem.
Modo de preparo:
Em uma tigela, amasse o grão-de bico com a ajuda de um garfo (você também pode bater num processador de alimentos). Acrescente a cebola roxa, a cebolinha, o sal e a pimenta e misture bem. Acrescente o azeite e a farinha de arroz aos poucos e vá misturando bem, até a massa ficar consistente a ponto de conseguir modelar (ela não fica tão lisa, mas com cuidado é possível moldar).
Modele os hambúrgueres com a ajuda das mãos.
Nessa etapa você pode congelar, assar em forno ou preparar na frigideira.

 

 

Congelando: forre uma assadeira com filme plástico, disponha os hambúrgueres sem encostar um no outro e cubra-os com filme plástico. Leve para congelar. Quando estiverem congelados, retire da assadeira e coloque em um pote próprio para freezer ou em um saco plástico e mantenha congelado até o momento do preparo.
Na frigideira: coloque um fio de azeite em uma frigideira antiaderente e doure os hambúrgueres por cerca de 5 minutos, virando-os na metade do tempo.
No forno: Unte o fundo de uma assadeira com azeite, disponha os hambúrgueres, regue-os com um fio de azeite, e leve ao forno pré-aquecido a 250 graus até que dourem.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply