NA MÍDIA

G1 – Mãe cria Receitas de doces clássicos para crianças alérgicas

30 de julho de 2014

Fotos: Clodoaldo Minhaco

O Sabor Sem Limite e sua história foi tema de reportagem no portal G1 e no Tem Notícias 1ª Edição (TV Tem, afiliada Rede Globo), no dia 30 de julho de 2014.

Confira a reportagem:

Retirado do link: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/07/mae-cria-receitas-de-doces-classicos-para-criancas-alergicas-lactose.html

 

Que criança não gosta de brigadeiro, bolo recheado, geleia de morango e marshmallow? O problema é que estes doces, tão amados pelas crianças, podem conter substancias que causam alergia. Para a bancária de São José do Rio Preto (SP) Bárbara Souza de Oliveira, mãe de duas meninas, Júlia e Luisa, o desafio foi grande. As duas, de 2 e 4 anos, são alérgicas à proteína do leite, ingrediente presente na maioria das receitas, sejam doces ou salgadas.

A mãe conta que as filhas já nasceram com o problema, mas ela só percebeu com o tempo. “A Júlia, por exemplo, apresenta algumas feridas na pele e solta bastante o intestino. Já a Luiza tem reações na via aérea superior, com tosse e infecção de garganta”, conta Bárbara.

Depois disso, alguns hábitos mudaram na casa. O que fazia mal às crianças foi retirado do cardápio de toda a família. No brigadeiro, por exemplo, em vez de leite condensado, o vegetal à base de amêndoa e inhame. Barbara prepara as receitas sempre à noite, quando as meninas estão dormindo. Foi assim que ela conseguiu criar aproximadamente 50 pratos, todos, sem leite.

As adaptações viraram página na internet. Com a ajuda de uma prima, a mãe das crianças alérgicas decidiu montar um site para ajudar famílias que sofrem com restrições alimentares. Além de receitas, o internauta recebe orientações de especialistas no assunto. “Quem tem quem essas restrições fica muito limitado em relação às refeições e você não tem como controlar isso fora. O site é justamente para trazer de volta o prazer de comer”, conta a prima, Daniele de Oliveira.

O médico alergista Antônio Buck Marcos explica que é importante saber diferenciar a alergia da intolerância à lactose. Segundo ele, a alergia é uma reação do organismo contra a proteína do leite e dependendo da pessoa, pode levar à morte. Já a intolerância afeta apenas o sistema gastrointestinal. Neste caso, o paciente não precisa deixar de tomar o leite. O médico ainda alerta que é importante que os pais fiquem atentos, pois a alergia à proteína do leite geralmente atinge as crianças.  A solução é manter uma dieta sem a ingestão do alimento.

bolinho-marshmallow-geleia-2

Confira as receitas “mais famosas” da bancária:

Bolo branco
Ingredientes:
– 1 1/2 xícara de farinha de trigo
– 1/2 xícara de aveia em flocos finos
– 1 1/2 xícara de açúcar
– 2 colheres de sopa de farinha de linhaça hidratadas em 4 colheres de sopa de água quente por 15 minutos;
– 200ml de leite de coco
– 1/2 xícara de óleo de milho, canola ou girassol
– 1 colher de sobremesa de fermento químico em pó
Modo de Preparo: Misture a farinha de trigo, a aveia e o açúcar em uma tigela grande. Adicione a linhaça hidratada, o leite de coco e o óleo. Bata vigorosamente com uma colher. Por último, acrescente o fermento em pó e mexa. Coloque em forma untada com óleo e farinha ou em forminhas de silicone, e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por cerca de 30 minutos, ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia limpo.

Geléia de morango
Ingredientes:
– 2 xícaras de morangos
– 3/4 de xícara de açúcar

Modo de preparo: Numa panela, coloque o açúcar e acrescente os morangos. Leve ao fogo médio até que o açúcar derreta e mexa até que envolva os morangos. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até que fique homogêneo e sem água, em consistência de geleia. Pode ser usada como recheio ou cobertura.

Marshmallow
Ingredientes:
– 2 claras de ovos
– 1 xícara de açúcar
– 1/2 xícara de água
Modo de preparo: Em uma batedeira, bata as claras em neve. Em uma panela, em fogo baixo, dissolva o açúcar na água. Quando dissolver, pare de mexer e deixe a mistura se transformar em um xarope grosso (teste para saber se está no ponto: deixe cair um fio do xarope em um copo com um pouco de água; se endurecer imediatamente está no ponto). Com a batedeira ligada, vá adicionando o xarope de açúcar ainda quente nas claras em neve, batendo sempre, por cerca de 15 minutos. Utilize como recheio ou cobertura.

Brigadeiro de colher
Ingredientes:
– 2 inhames grandes descascados e cortados em pedaços;
– 3 xícaras de leite de amêndoas;
– 5 colheres de sopa de cacau em pó;
– 1/2 xícara de açúcar
Modo de preparo: Cozinhe o inhame no leite de amêndoas até que ele fique bem macio. Bata com um mixer até que fique sem grumos. Acrescente à panela o cacau em pó e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos. Também pode ser utilizado como recheio ou cobertura.

A reportagem do Tem Notícias a gente colocou lá no canal do YouTube e você pode conferir aqui:

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply