COTIDIANO

Fiz do Limão uma Limonada – #1 – SemGluteria – Danda Lopez

16 de dezembro de 2015

Apresentamos a vocês o projeto “Fiz do Limão uma Limonada”, cujo objetivo é trazer histórias inspiradoras de quem empreendeu depois de um diagnóstico de alergia/intolerância alimentar.

Nosso primeiro depoimento é da Danda Lopez, a chef por trás da SemGluteria (já falamos dos produtos deles aqui).

 

Meu nome é Rosangela Lopes Duarte Barros, tenho 54 anos, sou a filha mais velha de 4 irmãos e a única portadora de uma doença autoimune – Doença Celíaca – descoberta em 2012 em função da ingestão de um sanduíche contaminado com uma bactéria perigosa. A partir desse episódio, passei por vários exames para que se pudesse avaliar a extensão dessa contaminação em meu organismo, dentre eles, e o primeiro, foi uma endoscopia digestiva, revelando assim muitos nódulos inflamados. Minha gastroenterologista desconfiou dos resultados e pediu os exames específicos de sangue para a confirmação para Doença Celíaca.

O primeiro sentimento foi de total descrença, até pelo fato de nunca ter ouvido falar sobre essa doença e ser assintomática, mas, logo outros apareceram, como: Medo, angustia, despreparo e depressão. Minha vida mudou radicalmente, passei a conviver com o preconceito, o descaso, a ignorância, as brincadeiras maldosas de algumas pessoas, com exceção da minha “Amada família”, que me apoiou e me incentivou todo o tempo.

Percebi que teria que renascer para uma vida diferente sobre todos os aspectos, principalmente na parte alimentar, que foi a mais difícil. Os alimentos oferecidos no mercado não me agradavam, ficava incomodada com suas texturas, seus sabores e seus aspectos, não entendia porque não podiam ser um pouco parecidos com os normais. Cansada de buscar algo que não conseguia encontrar, deixei a depressão de lado e fui à luta, ou melhor, renasci! Como já trabalhava na fabricação de alimentos, foi mais fácil, transformei minha casa em um quartel general: Fora Glúten e tudo que me lembrasse dele! Foram 3 anos de muita pesquisa, muitos testes, noites intermináveis de trabalho, materiais descartados, choros, decepções… Finalmente, depois de tantos transtornos e muito trabalho, cheguei às receitas que almejava. Comecei a oferecer para parentes e amigos, já que comer em suas casas e em restaurantes era quase impossível.

Como os produtos foram agradando a todos de uma maneira fantástica, surgiu a ideia de transformar os 3 anos de gastos e pesquisas em um meio de ganhar dinheiro, transformando assim a minha adversidade em um enorme prazer. A luta não terminou aí! Começava uma busca grande por insumos confiáveis, de qualidade e que pudessem atender as minhas receitas e, principalmente, as limitações dos meus futuros clientes, já que nada podia ser incerto ou de qualquer jeito. A responsabilidade com a saúde era prioridade e assim foi feito.

Apesar de todos os transtornos e sofrimento trazidos pela doença, afirmo que podemos renascer para uma vida melhor, jogando fora o que é velho; dando lugar ao novo; deixando “coitado” de lado, dando lugar ao “otimista”; transformar “eu não consigo” em “vou tentar”; investir; agir; pesquisar; trabalhar; adaptar;

Acima de tudo, fazer com amor… E distribuir esse amor para pessoas, das mais diversas formas.

 

Abraço

Danda Lopez.

 

Aqui a gente deixa uma amostra dos produtos que eles fazem:

chocotone pao_semgluteria rocambole

Chocotone                                           Pão de forma                                 Rocambole

beliscao_semgluteria brownie_semgluteria

Beliscões                                                    Brownie

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply