DICAS SEM GLUTEN

Especial Cervejas! #2 – Cervejas sem glúten

23 de outubro de 2015

E dando continuidade ao nosso especial sobre cervejas, vamos falar das cervejas sem glúten – sim, elas existem! E são deliciosas! Dê uma olhada:

 

Cervejas sem glúten

Autor: Dr. Nailton Monteiro do Nascimento Júnior

Professor e pesquisador do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Araraquara).

 

No post anterior sobre cervejas sem álcool, também comentamos sobre o que motiva o consumo de produtos sem álcool ou sem glúten. Enquanto que no primeiro caso a opção por cervejas sem álcool pode estar ligada aos riscos de beber e dirigir, uso de medicamentos ou gravidez, o consumo de cervejas e demais produtos sem glúten geralmente está relacionado a pessoas que tem intolerância ao glúten, a qual geralmente está relacionada a doença celíaca.

Mas o que é o glúten? Quem pode e quem não pode consumi-lo?

O glúten é uma proteína com propriedades viscoelásticas formada a partir da glutenina e da gliadina. O glúten está presente, por exemplo, na farinha de trigo e pode ser obtido por meio de sua lavagem. O glúten também pode ser encontrado na aveia, centeio, cevada e no malte, sendo estes dois últimos usados na fabricação de cervejas.

É importante destacar que pessoas que não apresentam nenhum tipo de intolerância a alimentos contendo glúten não devem eliminá-lo da alimentação, apenas fazer uso moderado de acordo com o estilo de vida. Já os celíacos, que apresentam de fato uma doença auto-imune que está diretamente relacionada a intolerância permanente ao glúten, devem eliminá-lo permanentemente da alimentação.

Foi pensando no mercado consumidor de cervejas por pessoas que de fato apresentam intolerância ao glúten que algumas cervejarias começaram a produzir cervejas sem glúten, as quais passam por processos enzimáticos específicos. Veremos a seguir algumas sugestões de boas cervejas sem glúten! E para quem quer saber mais sobre a doença celíaca e só dar uma passada na referência 5.

1) A cervejaria canadense Glutenberg apresenta 5 estilos de cervejas sem glúten: Blonde Ale, American Pale Ale, Red Ale, Belgian Double Ale e Indian Pale Ale. Estas cervejas são um pouco menos encorpadas do que as cervejas com glúten dos mesmos estilos, mas conservam as principais características que uma boa cerveja deve ter. Já degustei a Blonde Ale e a Indian Pale Ale e recomendo, são muito boas!!!

 

glutenberg

Nas referências 4 e 6 você também pode encontrar outras marcas de cervejas sem glúten! Deixo aqui para vocês também uma opção do mercado nacional!

2) A cervejaria brasileira Lake Side conta com os seguintes rótulos: Larger, Malzbier e Crazy Rye!

lake side

Na referência 8 vocês podem comprar algumas cervejas sem glúten pela internet ou pegar mais informações sobre elas!!! Saúde!!!

E se quiserem mais informações sobre os estilos de cerveja e só entrar na última referência!

Referências:

  • http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/09/pessoas-que-nao-tem-intolerancia-nao-devem-eliminar-gluten-da-dieta.html
  • http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14348/000663723.pdf?
  • http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/gluten-faz-mal-entenda-o-que-e-e-como-o-organismo-reage-ao-seu-consumo.htm
  • http://bardocelso.com/cerveja-sem-gluten-sim-isso-existe-confira/
  • http://www.acelbra.org.br/2004/index.php
  • http://www.destemperados.com.br/bebidas/conheca-algumas-opcoes-de-cervejas-gostosas-e-sem-gluten
  • http://lakesidebeer.com.br/
  • http://www.costibebidas.com.br/cervejas/cerveja-sem-gluten
  • http://cervejasespeciaisnavisaodeumquimico.blogspot.com.br/2014_06_01_archive.html

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply