DICAS

Especial Cervejas! #1 – Cervejas sem álcool

16 de outubro de 2015

Apresentamos a vocês o nosso Especial sobre cervejas! Neste primeiro post, falaremos sobre as cervejas sem álcool e damos dicas de harmonização. Quem escreve é o Nailton, químico e apaixonado por uma breja. Confira!!

 

Cervejas sem álcool

Autor: Dr. Nailton Monteiro do Nascimento Júnior

Professor e pesquisador do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Araraquara).

 

Seja por mudanças de estilo de vida ou por restrições resultantes de problemas de saúde específicos, é cada vez maior o número de pessoas que buscam opções de cervejas sem glúten ou teor alcoólico muito baixo ou inexistente. Com a popularização destes produtos e a melhoria dos processos de remoção do álcool e do glúten da cerveja, se tem conseguido produtos com nível de qualidade cada vez maior a ponto de apreciador de cerveja nenhum colocar defeito. Neste post falaremos sobre as cervejas sem álcool.

Como o álcool é removido da cerveja?

A cerveja pode ser produzida sem álcool ou ele pode ser removido posteriormente, em processos que podem envolver filtração ou destilação. Um processo mais antigo interrompia a fermentação da cerveja no momento em que o teor alcoólico começava a aumentar, mas atualmente são utilizados métodos mais modernos envolvendo osmose e membranas especiais, dessa forma, não sendo mais necessário interromper a fermentação, visto que esta interrupção compromete a produção de substâncias importantes para o paladar de uma boa cerveja.

As leveduras são responsáveis na conversão da maltose em álcool e gás carbônico durante a fermentação, mas não são capazes de biotransformar os açúcares de cadeia mais longa em álcool. Ou seja, se utilizarmos majoritariamente açucares de cadeia longa, quase nenhum álcool é formado e a qualidade da cerveja não é comprometida.

Alguns exemplos interessantes de cervejas sem álcool ou com teor alcoólico reduzido aos níveis aprovados pela legislação são mostrados a seguir:

1) A Paulaner Hefe-Weissbier Alkoholfrei é a versão sem álcool da Paulaner Hefe-Weissbier. É uma cerveja de trigo sem álcool que conserva o paladar das cervejas de trigo, sendo apenas um pouco mais leve. Eu recomendo! Além disso ela é ideal para acompanhar pratos leves como uma salada, peixe ou frango. Dependendo do local de compra esta cerveja pode ser encontrada na faixa de preço entre R$ 15,00-20,00. É importante comentar que, na verdade, o teor alcoólico desta cerveja é 0,4%, o que equivale a 2 mL de álcool por cada garrafa de 500 mL, ou seja, menos de 10% da quantidade de álcool de uma cerveja comum.

paulaner

2) A Erdinger Sport (Alkoholfrei) também é uma cerveja de trigo de teor alcoólico de 0,4%. Esta cerveja, por conservar nutrientes importantes e sais minerais pode ser usada como isotônico após atividades físicas. Outro aspecto interessante é o fato de ser uma cerveja mais leve, tem cerca de 25 kcal por 100 mL. Esta versão sem álcool da Erdinger Hefe-Weissbier também conserva o paladar das cervejas de trigo e tem características muito próximas da Paulaner Hafe-Weissbier Alkoholfrei, inclusive a faixa de preço.

 

erdinger

3) A Warsteiner sem álcool é de fato uma cerveja com 0,0% de teor alcoólico! O paladar desta cerveja é bem conservado na versão sem álcool, preservando seu sabor maltado, levemente amargo. Também acompanha bem grelhados, saladas e outros pratos leves.

warsteiner

4) A Bitburger é considerada por alguns a melhor cerveja sem álcool do mundo!!! Esta iguaria preserva o sabor característico das cervejas Premium Pilsen alemãs e tem teor alcoólico de 0,05%, ou seja 1% da quantidade de álcool de uma cerveja comum. O preço médio desta cerveja é de cerda de 10 reais.

 

bitburguer

Há outras cervejas sem álcool ou com teor alcoólico bem reduzido. Neste post você encontra 4 recomendações minhas para nenhum apreciador de cerveja artesanal colocar defeito!!! Outras sugestões interessantes podem ser encontradas na referência 1 deste post.

Para os motoristas, a segunda referência fala sobre o teor alcoólico de algumas cervejas sem álcool nacionais e importadas e olha a boa notícia para você que gostou das que apresentam teor em torno de 0,4%: “Todos os consumidores passaram no teste do etilômetro sem acusar nenhuma quantidade de álcool, permanecendo 0,0 mg/l em todos os sopros. Portanto, a cerveja com até 0,5% de teor alcoólico pode ser anunciada como ‘sem álcool’ e a ingestão moderada deste tipo de produto não provoca alteração no teste do bafômetro”, disse Rose Maduro. Estes dados são de uma pesquisa realizada pelo INMETRO.

Marcas de cerveja sem álcool de grande circulação no país, as quais não citarei os nomes por questões éticas, apesar do preço convidativo, infelizmente tem usado ingredientes de qualidade cada vez menor e acelerando o processo de produção para atender ao mercado consumidor (isso acontece nas cervejas com e sem álcool). Conseqüência: o paladar é significativamente prejudicado, a cerveja perde o corpo, a espuma desaparece rápido e as vitaminas e demais nutrientes que lemos como benéficos da cerveja estão presentes nestes produtos em níveis extremamente baixos ou inexistentes. Garanto a vocês por experiência própria, a política do “beba menos, beba melhor” e entrar no universo das cervejas artesanais vale a pena!!! Quem quiser saber mais sobre o assunto, a referência 3 é a do meu blog, o “Cervejas especiais na visão de um químico”.

E quem quiser saber mais sobre o processo de remoção de álcool da cerveja é só olhar a referência 4.

Referências:

  • http://www.costibebidas.com.br/cervejas/cerveja-sem-alcool
  • http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/08/25/inmetro-testa-teor-alcoolico-de-dez-cervejas-sem-alcool-veja-o-resultado.htm
  • http://cervejasespeciaisnavisaodeumquimico.blogspot.com.br/
  • http://www.cervesia.com.br/inovacoes-tecnologicas/59-cerveja-sem-alcool.html

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Sabor sem limite | Especial Cervejas! #2 - Cervejas sem glúten 23 de outubro de 2015 at 13:39

    […] post anterior sobre cervejas sem álcool, também comentamos sobre o que motiva o consumo de produtos sem álcool ou sem glúten. Enquanto […]

  • Leave a Reply