COTIDIANO

É hora de criar asas! A busca pela escola para matricular os filhos

8 de janeiro de 2016

Foto: freeimage.com

Que aperto no peito deixar nossos filhos na escola pela primeira vez! E quando falamos de crianças com alguma restrição alimentar? O medo assombra mesmo! E para acalentar os corações das mamães aflitas, a psicóloga Ariela Bechara faz uma abordagem muito acolhedora sobre o tema.

A BUSCA PELA ESCOLA PARA MATRICULAR OS FILHOS

Por Ariela Bechara

 

O Ano se inicia e em meio a tantas novidades uma tormenta para os pais: onde matricular meu filho? Se escolher uma escola já não é uma tarefa fácil,  imagina escolher uma escola para um bebê ou uma criança com restrição alimentar!!!

Mais do que método de ensino, mais do que infraestrutura,  buscamos uma relação de confiança com a escola e com as pessoas que estarão ali no dia a dia dos nossos filhos.

O Início da vida escolar de nossos filhos também significa que estaremos compartilhando além dos ensinamentos, os cuidados com sua saúde. Ah seria tão bom que continuassem ali, debaixo de nossas asas! Rs…

Não se apavore, seu filho está crescendo e ele precisa trabalhar o seu convívio social, e nada melhor do que a escola para isso! Ali ele aprenderá a ter uma rotina, ter limites, dividir e compartilhar seus brinquedos e suas vivências, além de tantas outras coisas.

 

Algumas dicas importantes são:

1 – Pesquise bastante e busque indicações de conhecidos que estão satisfeitos com as escolas de seus filhos.

2 – Vá pessoalmente nas escolas e peça para conhecer as acomodações, salas, pátios, banheiros e a cozinha, pois ali serão preparadas as mamadeiras, refeições e onde serão higienizados os utensílios do seu filho, e de preferência sempre no horário das aulas, claro!

3 – Converse com a coordenação, com as professoras, explique detalhadamente qual a alergia ou restrição que seu filho tem, quais são os sintomas, quais são as consequências, quais os cuidados que elas devem ter ao manusear os seus pertences por exemplo, você precisa sentir que houve empatia nesse momento. Quanto mais informações e mais conhecimento sobre o assunto elas tiverem, mais poderão ajudar nos cuidados com seu filho.

 

Crianças com alergias alimentares sensíveis a traços, ou doença celíaca, normalmente precisam ter seus pertences separados e identificados, então coloque etiquetas em tudo e deixe uma bucha somente pra ele, caso precisem lavar seus utensílios.

Embora todos esses cuidados sejam de extrema importância para a saúde de seu filho, a participação nas atividades, brincadeiras, contato com os amigos também é, então não há motivos para que ele seja excluído da rotina normal da escola!

Depois da escolha feita, preze por uma relação de muita conversa e muita transparência, pois somente assim vocês conseguirão estreitar os laços e seu filho terá todo suporte para um desenvolvimento saudável e feliz!!!

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Marcelo Miranda 8 de janeiro de 2016 at 21:23

    Muito bom as dicas Ariela.

  • Leave a Reply