SEM GLUTEN SEM LEITE SEM OVO SEM SOJA VEGETARIANO

Cupcake com creme de baunilha

14 de outubro de 2014
cupcake-baunilha

Foto: Clodoaldo Minhaco

 

Pensem num cupcake delicioso, daqueles que não dá pra parar de comer…. E nem seus convidados conseguem parar de comer… é esse.

 

Bolinho branco sem glúten

Ingredientes:
– 2 xícaras de farinha preparada sem glúten;
– 1 1/2 xícara de açúcar;
– 2 1/2 colheres de sopa de farinha de linhaça;
– 1 xícara de leite de coco (ou o leite vegetal de sua preferência);
– 1/2 xícara de óleo de milho ou canola;
– 1 colher de sobremesa de fermento químico em pó.

Preparo:
Misture bem em uma tigela a farinha preparada, o açúcar e a linhaça. Acrescente o leite vegetal, o óleo e mexa vigorosamente, até que a massa comece a formar bolhas de ar. Acrescente o fermento e mexa com cuidado.

Coloque nas forminhas de cupcake até mais ou menos 2/3 da sua altura, para que quando crescer não transborde.
Leve ao forno a 200 graus por cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito para saber se está assado: se o palito sair limpo, está pronto.

Deixe esfriar para confeitar.
Enquanto o bolinho assa e esfria, faça o creme de baunilha.
Creme de Baunilha

Ingredientes:
– 2 1/3 xícaras de leite de arroz;
– 3/4 xícara de açúcar;
– 1 fava de baunilha;
– 5 colheres de sopa de amido de milho.

Preparo:
Coloque o leite de arroz e o açúcar em uma panela. Com uma faca afiada, abra a fava de baunilha no sentido do comprimento, e raspe com a faca os grãos da fava. Acrescente esses grãos (muitíssimo perfumados!) da baunilha ao leite de arroz.
Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até o volume reduzir pela metade. O líquido vai escurecer um pouco.
Dissolva o amido de milho em uma pequena parte do leite de arroz reduzido, e volte ao fogo, mexendo sempre, com a ajuda de um fuê, até engrossar bem e desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar.

 

Montagem:

Pra confeitar os cupcakes, faça uma cruz com a ajuda de uma faca no centro dos bolinhos, com profundidade de mais ou menos o meio deles.
Coloque o creme de baunilha em um saco de confeitar, insira o bico dentro do bolinho através da cruz, e preencha o interior do bolinho. Quando o creme começar a sair de dentro do bolinho, faça o acabamento por cima como desejar.

 

Dica: Enterre a fava de baunilha que sobrou em um pote fechado com cerca de duas xícaras de açúcar, na geladeira, e dentro de três dias você terá um açúcar baunilhado super maravilhoso, que pode ser utilizado no preparo de suas sobremesas ou até para adoçar o seu café!!

You Might Also Like

4 Comentários

  • Reply Camila 16 de outubro de 2014 at 14:09

    Aqui não pode milho. Qual será que fica melhor trocar por fécula de batata ou polvilho doce?
    Grata

    • Reply saborsemlimite 17 de outubro de 2014 at 00:50

      Olá, Camila! Acredito que a fécula de batata fique melhor. Tenho mais sucesso com ela como engrossante do que com o polvilho, que dá uma textura mais “puxa-puxa” aos cremes. Um abraço.

  • Reply Camila 16 de outubro de 2014 at 14:46

    Olá, fiz os bolinhos ainda sem recheio. O sabor e textura ficou ótimo porém o aspecto não ficou muito bom. Em cima o cupcake ficou todo cheio de furinhos. Isto é normal ou fiz algo errado?
    Grata

    • Reply saborsemlimite 17 de outubro de 2014 at 00:52

      Olá, Camila! Tente da próxima vez bater a massa um pouco mais. Pode ser que bater com o fundo da fôrma, para tirar as bolhas de ar, ajude. Conte se teve sucesso dessa forma e qualquer coisa retorne pra gente. Um abraço.

    Leave a Reply