COTIDIANO DICAS

Cuidados com a Contaminação Cruzada durante o Preparo dos Alimentos

31 de agosto de 2014

Este texto é um trecho do livro Guia do bebê e da criança com alergia ao leite de vaca (Páginas 60 e 61), da nutricionista Renata Pinotti Alves, e fala sobre os cuidados com a contaminação cruzada com o leite. Mas podemos utilizar esses conceitos com qualquer outra alergia alimentar.

 

 

Além de evitar os alimentos que contêm leite é preciso ter cuidado durante o preparo e a higienização dos utensílios, a fim de prevenir a contaminação cruzada entre os alimentos com leite e os alimentos sem leite. Ao seguir algumas dicas é possível garantir a segurança dos alimentos:

– Não prepare alimentos com leite junto com alimentos sem leite. Por exemplo, se estiver preparando algum alimento para a criança com APLV não faça outra preparação com leite ou derivados no mesmo momento.

– Não utilize a mesma colher ou talher para mexer ou pegar uma preparação com leite.

– Não use utensílios de plástico que já tenham sido utilizados para alimentos com as proteínas do leite, por exemplo, mamadeira, copo de liquidificador, pratos, vasilhas plásticas, etc. O plástico é um material poroso e adere mais à gordura e aos resíduos alimentares. Portanto, mesmo após a higienização, traços das proteínas do leite podem manter-se aderidos aos utensílios.

– Materiais de vidro, inox, alumínio, etc. podem ser bem higienizados e reutilizados.

– A esponja para lavar a louça da criança não deverá ser a mesma utilizada para lavar as demais, pois podem ficar resíduos das proteínas do leite na esponja.

– Prefira preparar os alimentos para a criança na hora de servir. Mas se for guardar na geladeira algum alimento ou preparação, use vasilhas com tampa. Não deixe o alimento da criança destampado na geladeira, pois pode ocorrer contaminação acidental de alimentos com leite.

– Compre embutidos apenas na embalagem do fabricante, pois os supermercados e padarias usam o mesmo fatiador para queijos, frios e embutidos.

 

O cuidado com a contaminação cruzada é importante também nos estabelecimentos comerciais como padarias e restaurantes.

Portanto, conheça o local em que você realiza suas compras e explique sua situação ao responsável. Se a padaria em que compra possui o cuidado de não preparar alimentos com leite no mesmo maquinário que outros alimentos sem leite, pode comprar com segurança. Caso contrário, existe a chance de o alimento apresentar traços de leite.

Evite levar a criança em restaurantes por quilo e estilo self service, pois os alimentos ficam expostos por muito tempo, os consumidores misturam os utensílios para servirem-se e o risco de contaminação cruzada é maior. prefira os restaurantes à la carte, certificando-se da composição dos pratos com o garçom antes de fazer o pedido.

 

 

Renata Pinotti Alves é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestra em Nutrição Humana Aplicada pela PRONUT/USP. Especialista em Nutrição Hospitalar pelo ICHC/FMUSP. Docente do curso de Nutrição da Universidade Metodista de São Paulo.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply