COTIDIANO DICAS SEM LEITE

Como substituir o leite na culinária?

13 de setembro de 2017

A utilização do leite de vaca está tão arraigada em nossa cultura que é difícil imaginar como é possível elaborar pratos saborosos sem ele. Porém, alergia a proteína do leite de vaca e intolerância à lactose são problemas que limitam o consumo deste item; portanto, faz-se necessária a substituição nas receitas.
Como o primeiro passo para fazer uma substituição culinária de forma satisfatória é conhecer as propriedades dos ingredientes excluídos, vamos começar entendendo como o leite age nas preparações.
No preparo de massas, o leite agrega os ingredientes sólidos, conferindo textura, maciez e umidade. As proteínas do leite possuem ação emulsificante e hidratante; portanto, facilitando a absorção da água pela massa.

No preparo de receitas os itens mais utilizados em substituição ao leite de vaca são:
– Leites vegetais: Aqui, aqui e aqui você encontra receitas de diversos leites vegetais, que possibilitam substituir o leite em receitas doces e salgadas: bolos, massas e molhos. Para uma ação mais emulsificante recomendamos os leites de inhame e de oleaginosas. Utilize na mesma proporção que utilizaria o leite.
– Água: a substituição é bem sucedida em massas e bolos. Pode ser necessário o acréscimo de gordura (que podemos conseguir através de oleaginosas ou óleos vegetais)
– Sucos naturais: são ótimos substitutos em bolos. O suco de maçã pode ajudar a substituir o leite e o ovo ao mesmo tempo.
– Óleos vegetais (girassol, milho, coco, azeite): substituem a manteiga nas receitas doces e salgadas na mesma proporção. O óleo de coco dá uma textura amanteigada aos biscoitos e não é recomendado seu uso para bolos que vão para a geladeira.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply