SEM GLUTEN SEM LEITE SEM OVO SEM SOJA VEGETARIANO

Bolinhas de batata surpresa

11 de junho de 2015

Fazia tempo que tinha feito essa receita, mas não tinha fotografado. Aí decidi fazer de novo, porque deu muita vontade, e é uma receita que eu consigo incluir as crianças para me ajudar (elas ajudam a modelar a massa e a passar na farinha flocada), e era um sábado com temperatura amena…. enfim, tudo favorecia.

E então, essa receita tanto pode ser um acompanhamento de refeição quanto um salgadinho bem gostoso e muito simples pra servir aos convidados num bate papo descontraído, ou numa festinha. Na massa não vai nenhum tipo de farinha (somente pra empanar, pra dar aquela textura crocante por fora). Espero que gostem, porque por aqui some muito rápido…

 

Ingredientes da massa:

– 4 batatas inteiras, com casca;

– 1 colher de chá de sal

– Pimenta-do-reino moída na hora a gosto;

– 1 colher de chá de ervas de Provence (um mix de cebolinha, salsa, estragão e tomilho) ou a erva seca de sua preferência.

 

Sugestões de recheio:

– 100g de grãos de milho cozidos, ou:

– 100g de brócolis japonês cozidos no vapor;

– 100g de bacon;

– Ou o que mais você quiser.

 

Para empanar:

– 1/2 xícara de farinha de mandioca flocada (biju);

– 1 pitada de sal.

 

 

Modo de preparo:

Lave bem as batatas e seque-as. Embrulhe em papel alumínio (lado brilhante pra dentro e leve ao forno pra assar, temperatura média, por cerca de 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Caso tenha um amassador de batatas, amasse-as em um recipiente. Caso não tenha, retire a casca das batatas e amasse-as com a ajuda de um garfo.

Acrescente sal, pimenta-do-reino e ervas e misture bem.

Pegue um punhado das batatas cozidas e amasse com a ajuda da palma das mãos, para ficar com o formato de um disco. Coloque o recheio e feche o disco, e faça as bolinhas. Passe na farinha de mandioca flocada. Repita o processo até terminar a massa e o recheio.

 

Você pode fritar as bolinhas em óleo bem quente, até dourar, ou assar em forno médio por 30 minutos, regando antes com um fio de óleo ou azeite. As da foto foram fritas, só pra variar um pouquinho… 🙂

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply